Hospedagem de menores desacompanhados dos Pais, como fazer?

Hospedagem de menores desacompanhados dos Pais, como fazer?

Viajar com os pequenos é tudo de bom e em muitos casos na época de férias muitas crianças vão viajar com outros familiares que não são pai e mãe. Vão passar as férias nas casas ou viajar para outros lugares com tios, avós e por aí vai.

Você sabe que para evitar transtornos na hora do embarque, na estrada ou no check-in do hotel é preciso ter uma autorização dos pais da criança?

Para viajar

Seja de avião, ônibus ou carro qualquer pessoa deve sempre portar uma documentação como a carteira de identidade ou certidão de nascimento.

E além desse documento crianças e adolescentes devem portar uma autorização dos pais por escrito para viajar.

Para viagens nacionais essa autorização é exigida para menores de 12 anos que não estejam acompanhados de pais, responsáveis, ou parentes de até terceiros grau.

Para maiores de 12 anos essa autorização não é exigida dentro do território nacional, mas é necessário que esteja acompanhado de um maior responsável.

Para viagem internacional essa autorização é necessária até os 18 anos e deve estar assinada perante a um juiz por ambos os pais, essa autorização tem validade por 90 dias.

Para realizar essa solicitação os pais devem comparecer a vara da infância e da juventude do meu município ou a um cartório para emitir esse documento.

A documentação necessária é a certidão de nascimento e documentos da criança ou adolescente, para viagens internacionais é solicitado também uma foto 3×4.

Um documento de identificação que comprove o grau de parentesco, no caso de responsável legal, levar o documento ou o termo de compromisso que comprove esse acordo.

Isso deve ser feito para casos em que a criança ira viajar com um familiar ou com apenas um dos pais, por exemplo só com a mãe.

Todo esse trâmite pode parecer um pouco de exagero, mas tudo isso é para segurança e o bem da criança.

Autorização para hospedagem

Assim como para viagem para que os hotéis aceitem a hospedagem da criança ou adolescente sem maiores contratempos.

Leve também uma autorização para hospedagem da criança e par ao adolescente.

Essa autorização deve ser preenchida pelos pais e o documento para ter validade deve ser reconhecido em cartório.

Nessa autorização deve conter todos os documentos principais dos pais como RG e CPF. Endereço completo, telefones para contato, dados completos da criança ou adolescente como nome e nomes dos pais.

Os dados da pessoa que ficará responsável pela criança e em que período com a data inicial e final que essa pessoa tem a autorização para ficar com essa criança hospedada.

Também deve incluir o nome do hotel, a localização exata com o estado da federação em questão.

O motivo da viagem, que na maioria dos casos é para viagens de turismo, no final do documento deve se incluir o local, estado e a data.

Deve contar ainda as assinaturas dos pais e da pessoa que ficará responsável pela criança ou adolescente.

Modelo

Abaixo vamos deixar um modelo de documento que você possa copiar e utilizar quando for se hospedar nos hotéis, pousadas ou resorts aqui de Olímpia.

 

AUTORIZAÇÃO PARA HOSPEDAGEM DE CRIANÇA E ADOLESCENTE

_________________________________________________________________________

 

Eu (ou Nós), NOME(s), portador(a/es) do RG (NÚMERO DO DOCUMENTO) e do CPF (NÚMERO DO DOCUMENTO), residente(s) na (ENDEREÇO COMPLETO), telefone (NÚMERO COM DDD), AUTORIZO(AMOS) a hospedagem de (NOME DA CRIANÇA OU ADOLESCENTE), nascido(a) em (DATA DE NASCIMENTO), filho(a) de (NOME DOS PAIS CONFORME CERTIDÃO DE NASCIMENTO), sob a responsabilidade e na companhia de (NOME), portador(a) do RG (NÚMERO DO DOCUMENTO) e do CPF (NÚMERO DO DOCUMENTO), no período de (INSERIR A DATA INICIAL E A DATA FINAL), no hotel (NOME DO HOTEL), ou em qualquer outro estabelecimento congênere, localizado no estado (ESPECIFICAR O ESTADO DA FEDERAÇÃO), tendo em vista tratar-se de viagem de turismo.

Brasília/DF, (INSIRA A DATA).

____________________________________________________________

Assinatura do genitor

_____________________________________________________________

Assinatura da genitora

(Reconhecer firma das assinaturas em cartório por semelhança ou autenticidade)

Art. 82. É proibida a hospedagem de criança ou adolescente em hotel, motel, pensão ou estabelecimento congênere, salvo se autorizado ou acompanhado pelos pais ou responsável. (Lei 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente)

 

Se caso ainda ficar com alguma dúvida em relação a hospedagem de menores desacompanhados, entre em contato com o hotel que você irá se hospedar e pergunte sobre sua política de hospedagem para menores desacompanhados dos pais ou responsáveis.

 

Porque trocar a praia pelo parque aquático

Cuidados com as crianças nas piscinas do parque aquático

Quais as principais atrações do Thermas dos Laranjais?

Cuidados com as crianças nas piscinas do parque aquático

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!