Dinossauros um pouco sobre a história deles

Dinossauros um pouco sobre a história deles

Sejam crianças ou adultos a curiosidade sobre a era dos dinossauros sempre existiu. Temos curiosidade em saber como esses grandes répteis viveram na terra, como se alimentavam, quais eram as espécies.

Por isso em agosto de 2019 em Olímpia foi inaugurado o parque Vale dos Dinossauros. Um complexo com mais de 6,000 metros quadrados e 38 réplicas perfeitas dos dinossauros em tamanhos reais.

Entre os animais escolhidos podemos citar o mais temido e amado Tiranossauro Rex. Todos os animais do parque se movem e emitem sons bem próximos aos originais.

E todos os visitantes podem interagir e tirar muitas selfies com os incríveis dinossauros do parque.

Para que você chegue craque no parque conhecendo tudo a história dos dinossauros e o nome de cada gigante, vamos contar um pouco da história desses animais.

 

A História dos Dinossauros

A história desses animais se iniciou na Era Mesozoica, essa Era aconteceu por volta de 252 milhões de anos atrás. E teve seu fim a cerca de 65 milhões de anos. Esses gigantes são os maiores animais que um dia já habitaram o nome planeta. O nome dinossauro vem do latim Dinosauria que quer dizer “lagarto terrível”.

A Era em que os Dinossauros viveram também podem ser conhecida, como a Era do Dinossauros em vez de Era Mesozoica.

​Esse período foi dividido em três partes:

O Período Triássico que durou entre 245 e 208 milhões de anos, durante esse período se tem os primeiros registros do surgimento dos dinossauros.

Já no Período Jurássico que teve a duração entre 208 e 146 milhões de anos, marca o desenvolvimento e o surgimento de novas espécies. Assim como o aumento da biodiversidade no nosso planeta, com o aumento de novas espécies da fauna.

No Período Cretáceo que iniciou em 146 milhões de ano e finalizou a cerca de 65 milhões de ano. Foi o período de maior reinado dos dinossauros, pois nesse mesmo período outras espécies surgiram, a flora se desenvolveu ainda mais.

 

Os tipos de dinossauros

A maior característica dos dinossauros é que eles são animais que pertencem a família dos répteis, são animais ovíparos (que botam ovos). A sua pele tem aparência escamosa, com uma temperatura corporal que pode variar, assim como seu tamanho e suas habilidades.

Assim como no reino animal atual, no Era dos Dinossauros, existiam animais com diferentes habilidades. Animais que eram rápidos e ágeis, outros já eram pequenos, outros voavam e outros eram o rei. Assim como leão reina nas florestas de hoje, o Tiranossauro Rex reinava na época, por seu tamanho e por sua força inigualável.

Os arqueólogos e pesquisadores descobriram cerca de 700 espécies diferentes de dinossauros até agora. Entre eles animais herbívoros que se alimentam de plantas e animais carnívoros que se alimentavam de outros animais.

Esses animais foram catalogados em grupos para um melhor entendimento do seu comportamento.

 

Os diferentes grupos de dinossauros:

Os Terópodes são dinossauros bípedes, tem apenas duas pernas. Eles eram considerados os maiores carnívoros do planeta. A maioria desses animais eram onívoros, entre eles podemos citar o Tiranossauro, Megalossauro e o Gigantossauro.

No grupo do Saurópodes estão os dinossauros quadrúpedes (que tem quatro patas). Esses eram os maiores animais que já existiram no planeta terra. Um dos maiores gigantes dessa época o Brachiosauridae possuía algo em torno de 12 a 16 metros de altura, 26 metros de comprimento e 80 toneladas. Essa estatura toda é devido ao pescoço e caudas longos, apesar da sua cabeça pequena.

Entre outros gigantes da época podemos citar o Diplodocidae com 30 metros de comprimento por 9 de altura. O Titanosauridae tinha 12 metros de altura por 6 metro de comprimento.

O Ceratopsídeos eram dinossauros quadrúpedes e herbívoros, esses dinossauros são aqueles que tinham chifres. Entre os mais famosos podemos citar o Ceratopsidae e os Leptoceratopsidae.

Os Estegossauros são os dinossauros quadrúpedes e herbívoros, mas com corpos gigantes e cabeças pequenas. Esses animais tinham aquelas placas ósseas nas costas. Os mais importantes da espécie são o Estegossauro, Kentrossauro e o Lexovissauro.

Anquilossauros eram herbívoros e possuíam uma carapaça em suas costas. Essa carapaça servia como uma espécie de armadura, a sua calda também era formada por uma espécie de espinhos, com uma clava no final. Seu corpo era um escudo para se proteger do ataque dos outros animais. Nessa espécie se destacavam os Anquilossauro, Pinacossauro e o Euoplocéfalo.

E por último podemos citar o grupo do Ornitópodes que eram também herbívoros e também são conhecidos como “dinossauros bico-de-pato”.

Isso porque sua boca era em formato de um bico, possuíam um mecanismo bem desenvolvido para a mastigação.

Alguns animais eram quadrúpedes e outros eram bípedes. Os maiores destaques são os Parassaurolofo, Anatossauro e o Bactrossauro.

 

A extinção desses animais

Existem várias teorias que expliquem o desaparecimento desses animais da terra. A mais aceita é que um meteorito que media cerca de 10 quilômetros de diâmetro se chocou com a Península de Yucatán, no México. Esse meteorito dizimou todas as espécies existentes na terra.

Além de uma súbita e drástica mudança climática no planeta que resultou em uma extensa camada de poeira que tapou o sol por diversos anos.

Graças a muitos estudos hoje sabemos da existência desses animais, e se você ama esses animais ou ficou mais curioso para conhece-los. Que tal vir até Olímpia e conhecer esses animais no Vale dos Dinossauros?

Feriadão está chegando que tal se programar para realizar essa viagem na história do planeta?

 

Confira a nova a atração em Olímpia o “Vale dos Dinossauros”

Parque aquático no interior de SP

Hot Beach X Laranjais: Qual a melhor opção de parque aquático em Olímpia?

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!