Como se alimentar em um dia de verão

Ah o verão umas das estações mais aguardadas do ano, está chegando e com ela muita diversão aqui no Thermas do Laranjais.  Mas para isso é preciso ter alguns cuidados com a alimentação nesses dias quentes.

Isso porque uma alimentação incorreta pode acabar trazendo algumas consequências desagradáveis.

Durante o verão o corpo perde mais água que o normal, com a água se via também os nutrientes, vitaminas e minerais. Tudo isso é perdido através do suor, o suor é produzido para que o nosso corpo possa manter a temperatura adequada. O calor é eliminado pelo suor, assim e evita-se a hipertermia.

Como já sabemos nosso corpo é composto de praticamente de água, algo em torno de 45% a 70% do volume do nosso corpo é liquido. A perca liquida diária comum é de dois a três litros, desse total 50% é perdido através da urina.

Por isso é tão importante beber no mínimo dois litros de água diariamente para equilibrar os valores do nosso organismo.

Por isso durante o verão um dos fatores primordiais da sua alimentação é manter as necessidades de hidratação do seu corpo em dia!

Então vamos as dicas:

Dica 1

Para evitar que você fique desidratado é importante que você reponha essa água perdida pelo suor ou pela urina. Para isso é necessário realizar uma média bem interessante, calcular 35 ml por quilo de peso corpóreo.

Pessoas que tenham peso extra poderão sofrer uma variação nesse cálculo. Alimentos como água de coco, suco de fruta natural, chás gelados naturais e polpas de frutas são uma boa opção. Existem frutas da época como a melancia que é rica em liquido, que tal ingerir uma fatia de melancia como lanche entre as refeições?

 

Dica 2

Não se engane, bebidas como café, refrigerante e bebidas alcoólicas em geral não contribuem para sua hidratação, pelo contrário. Elas contribuem para a desidratação, então evite o consumo desses alimentos na sua alimentação diária e principalmente em dias quentes.

 

Dica 3

As melhores opções para se ter uma alimentação saudável, com muitos nutrientes e vitaminas, além de te manter hidratação, são com toda certeza alimentos como frutas, legumes e verduras.

Além da melancia como já falamos aqui, outras opções são o melão, abacaxi, ameixa, laranja, abobrinha e o chuchu, todos esses alimentos são ricos em água. E as frutas podem ser consumidas em forma de sucos naturais, aproveite e crie combinações inusitadas para as crianças. Os picolés de frutas também podem ser uma opção refrescante e saborosos para as crianças.

 

Dica 4

Muita salada, isso mesmo abuse das folhas verdes e escuras, e de legumes que podem ser associados as saladas.

Quanto mais colorida a salada melhor ela será, evite suar condimentos na preparação da salada. Dê preferencias para temperos naturais, como o sal do Himalaia, limão, azeite de oliva extra virgem e vinagre.

Fuja de temperos de envelopes que são prontos, assim como aqueles que realçam o sabor da comida, esses alimentos possuem uma grande quantidade de corantes e químicos que são prejudicais para a saúde.

 

Dica 5

As carnes devem ser as magras, que são mais leves para essa época do ano, pois elas são mais fáceis de serem digeridas pelo nosso organismo.

Assim você evita aquela sensação de estomago pesado e mal-estar após a refeição que pode acontecer nesses dias mais quentes.

Para quem não abre mão da carne vermelha prefira os cortes mais magros e procure grelhar e assar. Outras carnes que são muito bem-vindas são os peixes e as carnes de frango.

O preparo sempre opte pelo cozimento com outros legumes, grelhados ou assados. As frituras além de possuir uma grande quantidade de gorduras, calorias, são pobres de nutrientes.

 

Dica 6

Para ajudar o corpo no processo de eliminação do calor excessivo, procure alimentos mais leves e com menos calorias.

Como o corpo está mais quente, isso pode dificultar o processo de ingestão dos alimentos. Evitando frituras, carnes gordurosas e alimentos pesados facilita a eliminação de calor pelo corpo. Ah e fique longe de alimentos industrializados, eles possuem uma quantidade enorme de sódio e o excesso de sódio promove a retenção de liquido pelo corpo.

 

Dica 7

Para quem vai ficar o dia todo no parque se divertindo nos brinquedos, proteção solar é mais que fundamental. Que tal aumentar ainda mais essa proteção através da ingestão de alimentos?

Alimentos que são ricos em betacaroteno, como cenoura, abóbora, mamão e licopeno como melancia e tomate, vão ajudar na proteção. Esses alimentos também possuem ação anti-flamatórias, são ricos em vitamina E, e alguns ainda oferecem ômega 3. Outras opções são o azeite de oliva extravirgem, chia, as castanhas em geral, abacate, linhaça. Peixes como o atum, arenque, sardinha e a pescadinha também são ricos em ômega 3.

 

Pode parecer complicado manter uma alimentação assim, mas tudo é uma questão de hábito, com os passar do tempo, após a mudança na rotina. A substituição de alimentos industrializados por opções mais saudáveis torna se automático. Principalmente quando esse habito se inicia ainda na primeira infância das crianças.

Em todo o parque existem muitas opções saudáveis de restaurantes e quiosque para que você possa manter sua alimentação e hidratação em dia.

 

A importância de manter uma boa hidratação no verão

Por que ele deve ser seu melhor amigo nesse verão?

10 dicas para uma viagem de carro perfeita

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!