Como planejar sua próxima viagem em família?

Como planejar sua próxima viagem em família?
Tempo de Leitura: 4 minutos

Viajar é tudo de bom! É uma oportunidade de descanso, de conhecer novos lugares, culturas, experimentar comidas diferentes e de se divertir muito!

Mas para que na viajem ocorra tudo certo é preciso realizar um bom planejamento. Hoje nossa dica vai ser como planejar uma viajem em família que caiba no seu bolso e que seja divertida para todos!

 

A importância de realizar um planejamento com antecedência.

Quando pensamos em realizar uma viajem um bom planejamento ajuda a evitar imprevisto e caso eles aconteçam você e sua família estarão mais preparados.

Uma das coisas mais comuns em uma viajem é acabar esquecendo algum item, que você acaba precisando no meio do caminho, ainda mais quando viajamos com crianças.

Um bom planejamento não ajuda só com isso, com o planejamento é possível conseguir economizar em itens, como passagens, hotel e passeios.

Viajem em família sempre pode surgir imprevisto como um filho ficar doente no meio da viajem. Mas se você se preparou para essa possível situação as coisas aconteceram de forma mais tranquila.

 

Planejando uma viagem em família

Vamos dar dicas preciosas para que você deixe tudo preparado antes de partir para tão sonhada viagem em família.

Defina o local

Parece até uma coisa meio óbvia de se dizer, mas a definição do local é importante para que todos se divirtam. Não adiante você ir com crianças para um local que as atrações são para adultos. Você precisa pensar em um local que tenha atrações para que todos possam se divertir.

Faça uma lista com as principais preferências da família, tipo parque aquático ou praia, cidade ou fazenda, frio ou calor?

Após definir todas essas preferências de local, faça uma lista e junto com a sua família defina o local para a viagem.

Local definido é hora de pesquisar as atrações, hotéis, restaurantes, passeios, etc…

 

Planejamento financeiro

Outro ponto muito importante é realizar o planejamento financeiro, já que ele é que definirá muitos pontos da viagem.

Com o local definido, agora é preciso saber o quanto você pode desembolsar e pesquisar os preços para saber quais locais e atividades serão possíveis realizar.

A viagem deve ser vista como um investimento, não como um gasto, já que ela traz inúmeros benefícios para a família.

Realizar um plano de gastos é muito importante, com um valor necessário para viagem, comece um projeto de economia para ter o dinheiro necessário para a viagem.

Se for guardar um valor mensal, planeje em quanto tempo será realizada essa viagem e qual valor terá que ser economizado mensalmente para a viagem.

Para estabelecer o valor da viagem é preciso pensar em itens como passagens, se for viajar de carro procure saber os valores de pedágio, media de combustível necessário e tenha um reserva caso ocorra alguma coisa com o carro.

Hospedagem aqui é um item que pode ter uma grande variação de preços uma pousada é bem mais em conta que um resort, a escolha irá depender do valor que você terá disponível.

Quais passeios o local oferece e quais você e sua família desejam fazer?

Alimentação aqui você deve observar quais refeições o local que você irá se hospedar oferece para saber quantas refeições você precisara orçar. Lembrando que nesse item deve sempre incluir os famosos lanchinhos e sorvetes que as crianças pedem.

Os gastos extras podem incluir itens como remédios, seguros de viagem etc.

Com calma vá pensando em pontos que são importantes e faça uma lista depois vá checando e planejando com calma cada um deles.

Para que tudo ocorra com tranquilidade comece a realizar o planejamento da viagem com pelo menos seis meses de antecedência.

 

Não deixe sua casa sozinha

Procure alguém de confiança para ficar de olho na sua casa durante sua viajem.

Apesar de toda tecnologia que pode atuar em seu favor, o cuidado de alguém de confiança é fundamental. Sempre precisa de alguém para verificar qualquer imprevisto e para cuidar das suas plantas ou animais.

Por isso inclua esse item em seu planejamento comece a procurar alguém que possa dar uma verificar sua casa. Se você tem animal e ele não fica bem sozinho, procure um hotel para animais e inclua esse valor em seu planejamento.

 

Envolva as crianças no planejamento

Quando elas se envolvem no planejamento elas começa a entender melhor a viagem e ficam mais empolgadas.

A rotina durante a viagem é preciso ser adequada a rotina das crianças, como horário de sono e de alimentação.

Outro ponto importante é separar toda documentação das crianças para uma viagem, já temos outro post aqui falando sobre isso.

Seguro e imprevistos

Algumas pessoas veem o seguro como um gasto desnecessário, mas para algumas situações ele pode ajudar muito.

Imagine uma pessoa doente no meio de uma viagem? Ou você perder sua bolsa?

Para essas situações o seguro viagem faz toda diferença! O seguro viagem geralmente cobre situações como:

Cobertura odontológica e médica, proteção contra extravios e roubos, auxílio violência, ajuda em caso de acidentes e em caso de morte.

Além disso se prepare para algum tipo de emergência médica, procure conhecer os postos médicos mais pertos dos locais que você está.

Se alguém que vai viajar junto com você já tem algum problema médico, já leve os medicamentos necessários, junto com uma descrição médica da doença e tratamento utilizados.

Sempre deixei uma reserva financeira no hotel, seja no cofre, ou em uma mala com cadeado e corrente. Nunca saia com todo o dinheiro da sua viajem para não correr risco.

Mantenha em mãos todos os telefones de emergências como o de hospitais, polícia e bombeiros.

 

Viagem de carro

Se vocês forem realizar uma viagem de carro não se esqueça de realizar uma revisão antecipada.

Confira nosso post com todos os detalhes aqui.

 

Compre antecipadamente

Alguns itens como passagens aéreas e hotéis podem ser reservados com antecedência o que pode te ajudar a economizar.

Fique de olho nas oportunidades e realize sua reserva em dias de semana que o valor é mais em conta.

Se for viajar de avião com as crianças de preferência para horários noturnos assim eles dormem durante a viagem e chegam descansadas no local.

 

Roteiro e Cultura

Agora que você já organizou esses pontos é interessante ver as rotas que vocês precisaram fazer. Organizar os meios de transportes que precisaram usar, os valores que precisaram ser investidos e o tempo de deslocamento entre os pontos.

Se você vai com crianças lembre que os passeios devem ser programados com um tempo maior para alimentação e descanso.

Dependendo do local que vocês irão viajar existem culturas diferentes das quais você está acostumado. Aqui mesmo no Brasil você consegue observar uma grande diferença entre o sul e o norte do Brasil.

Para saber como preparar sua mala e o que levar recomendamos a leitura desse post.

Com essas dicas você e sua família estarão preparados para realizar a viagem dos sonhos com toda tranquilidade!

 

Resort, a melhor opção para sua Família

5 ideias de brincadeiras na piscina que a família toda vai se divertir

Por que o parque aquático pode ser o melhor destino para suas férias?

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!