A importância de manter uma boa hidratação no verão

A importância de manter uma boa hidratação no verão

O verão é a estação da alegria. Representa férias, encontros e diversão, mas também não se deve esquecer da responsabilidade. A estação mais quente do ano exige adaptações na nossa rotina. É justamente no verão que estamos mais propensos à perda de líquidos e sais minerais. E para evitar a desidratação nos dias de tanto calor, é preciso muito cuidado com a hidratação correta do corpo.

A água compõe mais da metade do nosso corpo (cerca de 60% nos homens e 50 a 55% nas mulheres). No entanto, o baixo consumo ou reposição inapropriada de líquidos pode levar a quadros de desidratação.

Recomendações básicas

O fato de sentir sede é um sinal básico de que o seu organismo precisa ser hidratado. A hidratação também pode ser verificada a partir da própria cor da urina, que escurece quando o corpo está desidratado. Este quadro também provoca consequências como cansaço, dor de cabeça, tontura, desregulação do trânsito intestinal, boca seca, entre outros efeitos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica a necessidade de ingerir, em média, dois litros de água por dia – o que pode variar a partir das características de cada pessoa, atividades físicas e, obviamente, as condições climáticas. No verão, portanto, esta necessidade é ainda maior.

A recomendação dos dois litros de água representa, para adultos saudáveis, a ingestão de oito a dez copos por dia. Para crianças, o consumo ideal é de quatro à oito copos por dia. Vale lembrar que o exagero na ingestão também é prejudicial, especialmente para os rins.

Estimulando a hidratação

Uma dica básica é criar o hábito de não beber água apenas quando se está com sede. A propósito, sempre ande com uma garrafinha de água perto de você, seja no quarto de casa, no trabalho, no carro, na bolsa ou em qualquer outro tipo de situação.

Se for preciso, apele até mesmo para o despertador do seu celular! Lembre-se que a hidratação correta contribui ainda para melhorar a circulação sanguínea e para o bom funcionamento dos rins e intestino.

E se você é daqueles que rejeitam a água pura, não tem problema. Que tal aromatizá-la com gotas de limão, folhas de hortelã, frutas picadas ou especiarias como cravo e canela? As águas coloridas não deixarão você cair na rotina e ainda acrescentam sabor à água de uma forma suave e refrescante.

Outras opções

A água de coco também é uma opção absolutamente saudável, especialmente em locais abertos, como nas praias. Ela contém poucas calorias e ajuda a repor minerais como o potássio, normalmente perdidos pela transpiração.

Frutas ricas em água também são ótimas aliadas da hidratação, especialmente as cítricas, como abacaxi, laranja e morango. A propósito, você pode estimular a ingestão de sucos de frutas ou polpas congeladas, de preferência sem açúcar. No entanto, lembre-se que os sucos não devem ser vistos como substitutos da água.

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